Temos na página 6 “salário do motorista e do ajudante (se houver)” que se refere ao pagamento do próprio motorista (dono do caminhão) e a empregados contratados de maneira fixa. Empresas de transporte também podem ter motoristas contratados como empregados e com salário mensal. Dessa forma, esses custos são considerados fixos pois, independente do nível de atividade de transporte, esses custos ocorrerão.
Já na página 7 temos “salário dos motoristas” considerando o valor pago de modo esporádico na contratação desses profissionais (com ou sem caminhão próprio). Isso pode ocorrer quando há necessidade de viagens extras a serem pagas pelo dono do caminhão à um terceiro. Também há o caso de empresas de transporte que fazem a contratação de mão de obra apenas quando há necessidade que se caracterize como algo esporádico e relacionado ao nível de atividade (quanto mais transportar, mais ganha). Neste caso o pagamento pode ser feito por viagem (ou serviço) e não como um salário fixo mensal de um motorista ou ajudante (como explicado anteriormente). Isso se configura como um custo variável pois o valor a ser pago muda de acordo com a quantidade de carga a ser transportada, por exemplo.
Portanto o "salário do motorista" pode ser classificado como um custo variável ou fixo, dependendo do tipo de serviço, do regime e forma de contratação e remuneração.
Agradecemos a sua participação. Temos a certeza que vai ajudar a esclarecer o entendimento de todos os cursistas. Caso a dúvida continue pode entrar em contato por aqui que responderemos!
Caro Carlos, boa tarde! Excelente pergunta! Neste caso você deve calcular quanto custará a viagem (conforme mostramos na apostila) e depois dividir pelo total de carga em kg transportado nesta mesma viagem. Também é possivel fazer o seu custo total mensal (custo fixo + custo variável total, considerando a quilometragem mensal) e dividir pelo total de carga (em kg) considerando todas as viagens do mês. Neste caso você terá uma media de custo total por kg transportado. Em cima deste valor acrescenta-se a margem de lucro e impostos, caso haja. Em nosso curso vamos publicar um vídeo sobre isso. Até lá, se você ainda tiver dúvida, entre em contato por aqui. Abraços e bons estudos!
Boa tarde! Fiquei com uma dúvida na planilha para cálculo do frete porque foi informado no vídeo que não está sendo considerado o lucro no Valor do frete calculado nas opções: considerando custo fixo por viagens estimadas no mês e considerando o custo fixo por quilômetros estimados no mês, porém na fórmula foram acrescidos 15% de margem de lucro esperada.
Olá Cíntia! Obrigado pela sua postagem. Realmente você tem razão. No valor do nosso frete calculado já estão incluídos 15% sobre os custos. Faremos uma retificação no vídeo. Abraços!
Bom dia! Na apostila "Classificação de Custos e seus Componentes", não entendi por que o salário do motorista consta como custo fixo e custo variável.
ResponderExcluirOlá Cíntia! Sua pergunta é muito pertinente.
ExcluirVamos então à resposta:
Temos na página 6 “salário do motorista e do ajudante (se houver)” que se refere ao pagamento do próprio motorista (dono do caminhão) e a empregados contratados de maneira fixa. Empresas de transporte também podem ter motoristas contratados como empregados e com salário mensal. Dessa forma, esses custos são considerados fixos pois, independente do nível de atividade de transporte, esses custos ocorrerão.
Já na página 7 temos “salário dos motoristas” considerando o valor pago de modo esporádico na contratação desses profissionais (com ou sem caminhão próprio). Isso pode ocorrer quando há necessidade de viagens extras a serem pagas pelo dono do caminhão à um terceiro. Também há o caso de empresas de transporte que fazem a contratação de mão de obra apenas quando há necessidade que se caracterize como algo esporádico e relacionado ao nível de atividade (quanto mais transportar, mais ganha). Neste caso o pagamento pode ser feito por viagem (ou serviço) e não como um salário fixo mensal de um motorista ou ajudante (como explicado anteriormente). Isso se configura como um custo variável pois o valor a ser pago muda de acordo com a quantidade de carga a ser transportada, por exemplo.
Portanto o "salário do motorista" pode ser classificado como um custo variável ou fixo, dependendo do tipo de serviço, do regime e forma de contratação e remuneração.
Agradecemos a sua participação. Temos a certeza que vai ajudar a esclarecer o entendimento de todos os cursistas.
Caso a dúvida continue pode entrar em contato por aqui que responderemos!
Consigo chegar no meu custo fixo e também no variável, mas como transformo esses custos em preço por KG transportado?
ResponderExcluirCaro Carlos, boa tarde! Excelente pergunta!
ResponderExcluirNeste caso você deve calcular quanto custará a viagem (conforme mostramos na apostila) e depois dividir pelo total de carga em kg transportado nesta mesma viagem. Também é possivel fazer o seu custo total mensal (custo fixo + custo variável total, considerando a quilometragem mensal) e dividir pelo total de carga (em kg) considerando todas as viagens do mês. Neste caso você terá uma media de custo total por kg transportado. Em cima deste valor acrescenta-se a margem de lucro e impostos, caso haja. Em nosso curso vamos publicar um vídeo sobre isso. Até lá, se você ainda tiver dúvida, entre em contato por aqui.
Abraços e bons estudos!
Boa tarde! Fiquei com uma dúvida na planilha para cálculo do frete porque foi informado no vídeo que não está sendo considerado o lucro no Valor do frete calculado nas opções: considerando custo fixo por viagens estimadas no mês e considerando o custo fixo por quilômetros estimados no mês, porém na fórmula foram acrescidos 15% de margem de lucro esperada.
ResponderExcluirOlá Cíntia! Obrigado pela sua postagem.
ResponderExcluirRealmente você tem razão. No valor do nosso frete calculado já estão incluídos 15% sobre os custos.
Faremos uma retificação no vídeo.
Abraços!